A inser? do egresso no mercado de trabalho

Publicado em 27/08/2010

Capítulo III
O trabalho como instrumento para a reintegração do egresso


3.1 A FUNAP e o Projeto Clareou

Neste capítulo abordaremos o histórico da Fundação Professor D. Manoel Pedro Pimentel a FUNAP, que é um órgão vinculado a Secretaria e Administração Penitenciária SAP, e desenvolve um trabalho voltado para a reinserção social do preso e egresso à sociedade. Teve origem na Lei n° 1.238, de dezembro de 1976, que autorizou o poder executivo a instituir a Fundação de Amparo ao trabalhador Preso, sendo seu Estatuto aprovado pelo decreto n° 10.235, de 30 de agosto de 1977.
O trabalho da FUNAP inicia-se dentro das penitenciárias através do oferecimento de cursos profissionalizantes, alfabetização, oferta de trabalho remunerado que leva o nome de pecúlio e poderá ser resgatado no momento da sua liberdade conforme rege a LEP no Artigo 41 parágrafo IV. Segundo o Censo Penitenciário de 2002 cerca de 24% dos detentos estudam, existem 75 escolas de ensino fundamental onde 18 mil presos freqüentam as aulas. Tem convênio com o cursinho da Poli que possibilita o preparo dos presos para o vestibular.
No ano de 2003, a FUNAP oferecia 20 oficinas de produção onde houve a produção de móveis para escritório, produção e reforma de mobília escolar e confecção de uniforme dos presos e agentes penitenciários.
Nestas oficinas trabalham cerca de 635 reeducandos. A cada três dias trabalhados reduz um dia de pena e recebe de 1 a 1 1/2 remuneração que é guardado como pecúlio.
Existe um projeto muito interessante que conta com a participação de monitores de educação da FUNAP que tem…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.