Namorar ou Ficar?

Publicado em 22/04/2003

Ficar envolve troca de beijos e carícias, mas não existe compromisso. "Namoro corporal sem compromisso social".

"Nas meninas o ficar começa entre os 12 e os 14 anos – e aí reside a grande novidade. Antes, esse período era praticamente nulo para a garota do ponto de vista sexual, como se ela encarnasse a Bela Adormecida aguardando para ser "acordada" lá na frente, quando já fosse mulher. O resultado desse "sono" todos nós conhecemos: a mulher, durante séculos, ingressou na vida sexual abruptamente, sem nenhum preparo anterior, gerando infelicidade pelo resto da vida. Com o ficar, a jovens têm chance de tocar e ser tocada, aprendendo o que lhes dá e o que não lhes dá prazer, como se fosse um cursinho para o vestibular sexual que virá bem mais adiante." (Tiba, 1994)

"Para os meninos representa uma nova visão sobre a figura feminina. Primeiro porque passam a respeitá-las mesmo tendo intimidades. Segundo porque têm de reavaliar sua visão sobre os próprios papéis. Eles passam a ser rejeitados porque, nas regras do ficar, a menina pode se recusar a namorar um menino mesmo depois das intimidades, sem perder a dignidade. E se sentem como as antigas mulheres abandonadas pelos maridos: como ela pôde fazer isso comigo"? (Tiba, 1994)

A diferença entre os "amassos" de antigamente e o ficar atual é que as meninas aceitavam ser tocadas depois de muitas promessas de que haveria compromisso. Hoje elas já podem tomar a iniciativa de iniciar este relacionamento relâmpago e não o fazem as escondidas. (Tiba, 1994)

Içami Tiba acredita que: "seja como for, o fato é que o ficar até agora produziu resultados mais benéficos do que nocivos. Os jovens se encarregaram de criar uma maneira de se iniciar no jogo sexual de uma forma jamais imaginada pelas…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.