Namorar ou Ficar?

Publicado em 22/04/2003

ADOLESCÊNCIA: "A REVOLUÇÃO DO FICAR"

SÃO PAULO - 2001


QUANDO SE É ADOLESCENTE?

Até o século XVII, a adolescência foi confundida com a infância. Nas escolas jesuítas, garotos de 13 a 15 anos eram chamados indistintamente de crianças ou adolescentes. A noção do limite da infância estava mais ligado à independência do indivíduo do que à puberdade.

Com a ascensão da burguesia como classe dominante, houve mudanças na estrutura escolar, surgindo à formação primária e secundária assim, se estabeleceu gradativamente relação entre idade e classe escolar, e adolescência passou a ser melhor distinguida.

Da mesma forma, a importância enorme que se dá à adolescência hoje em dia surgiu em um passado bem recente. Até poucos anos, ser jovem era uma coisa a ser vivida apressadamente em direção ao ser adulto, como podem testemunhar nossos pais e avós. A adolescência era uma pedra no caminho da entrada no sistema social.

Especialmente após a Segunda guerra mundial, a juventude passou gradativamente a ser foco de atenção. A contracultura, nos anos 60, acentuam muito essa tendência. Hoje em dia ser jovem é algo a ser preservado e até prolongado o máximo possível.

Adolescência é uma invenção cultural. Nos grupos tribais ou historicamente diferenciados da cultura ocidental, não ocorre longo período que separa as atividades infantis da integração da criança ao grupo reprodutivo e reprodutor. O…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.