Inclusão – Noções Anteriores ao ano 2000

Publicado em 22/04/2003

Vimos que a Nova LDB em relação à educação especial procura ser mais específica do que a nossa primeira Lei, mas que restringe a educação especial apenas no âmbito escolar. Se falam na inserção do aluno na sociedade, mas as Leis são deficitárias quanto a obrigação e a participação da família junto à escola. Se o aluno considerado normal precisa da integração da família com a escola para que o ensino seja melhor alicerçado, fundamentado e íntegro para inseri-lo de forma salutar na sociedade então se torna indispensável a participação e a conscientização da família do portador de deficiência nas atividades escolares.

As modalidades de atendimento educacional aos portadores de deficiências são:

  • Atendimento domiciliar
  • Classe comum
  • Classe especial
  • Classe hospitalar
  • Centro integrado de educação especial
  • Ensino com professor itinerante
  • Escola especial
  • Oficina pedagógica
  • Sala de estimulação essencial
  • Sala de recursos etc.

Segundo o Ministério da Educação, a Educação Especial é um direito assegurado, devendo ser liberal, democrática e não doutrinária, sendo o educando digno de respeito e do direito à educação de melhor qualidade. A educação especial, deve se iniciar no momento em que se identificam atrasos ou alterações no desenvolvimento global da criança, e continuar ao longo de sua vida, valorizando suas potencialidades…

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