Feminização do Magistério

Publicado em 21/08/2014

É completamente visível os interesses da sociedade no período imperial, ao abrir

oportunidades para mulheres no mercado de trabalho. Com mão de obra barata e possibilidade de manter o controle dessas mulheres, a sociedade imperial vai esquematizando para que a educação abra espaço a fim de que as mulheres atuem como professoras. Somam-se a isso o desinteresse dos homens por esta área e a constante precisão de buscar profissionais que fossem aptas a exercer o cargo de professora. Todo este processo é responsável pela desvalorização do magistério, ao mesmo tempo em que temos a crescente feminização desta área.

 

 

O período Republicano (de 1889 a atualidade) retrata as mudanças no ensino das escolas normais do período de transição do Império para a República. Nesse tempo, a presença da mulher faz-se necessária para atender a demanda da falta de professores homens. O magistério é visto como uma extensão do lar. A mulher precisa doar-se com amor, dedicação a essa profissão. As escolas normais passam a ser frequentadas pelas massas de mulheres em busca de trabalho e profissão.

O que se torna comum nos três períodos é o fato de o magistério representar uma

extensão do lar e estar vinculado à maternidade,…

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