Faculdades no Brasil Imperial

Publicado em 14/06/2005

As origens da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro remontam à transferência da Corte Real Portuguesa para o Brasil, em 1808. Entre as providências destinadas a organizar o aparelho administrativo, D. João VI funda os primeiros estabelecimentos de ensino superior da colônia, criando nesse mesmo ano cursos médico-cirúrgicos no Rio de Janeiro e em Salvador.

A Escola Anatômica, Cirúrgica e Médica do Rio de Janeiro é instalada no Hospital Real Militar, no morro do Castelo. O curso, de quatro anos de duração, é regido pela Universidade de Coimbra, Portugal.

Em 1813, as escolas do Rio e de Salvador são reorganizadas e se transformam em Academias Médico-Cirúrgicas. O novo regulamento permite a adoção de normas próprias para o seu funcionamento e garante, pela primeira vez, aos profissionais aqui formados o direito de exercer a medicina, atribuição que até então era monopólio dos médicos formados em Portugal. A partir de 1826, a concessão dos diplomas passa a ser feita pelas próprias Academias e não mais pela Universidade de Coimbra.

Com a independência política do Brasil, novas reformulações do ensino médico se tornam necessárias, tendo em vista adequá-lo ao novo contexto da nação. Em 1832, é aprovada a transformação das Academias Médico-Cirúrgicas em Faculdades de Medicina, seguindo o modelo das instituições francesas de ensino superior. O curso tem sua duração ampliada para seis anos e passa a formar médicos, farmacêuticos e parteiras.

A partir de 1884, na gestão do Visconde de…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.