Excepcionalidade

Publicado em 22/04/2003

No início da república são ainda os cegos e os surdos que tem as suas instituições privilegiadas. Receberam um protetor, o ministro do recém –criado ministério da instrução, correios e telégrafos, Benjamin Constant. Ele reformou o imperial instituto dos meninos cegos e homenagem teve o seu nome nele gravado, como permanece ainda hoje.

Porém esse ligeiro privilégio aos deficientes de visão e audição vai desaparecendo, após o nivelamento na década de 20, como nos mostra o número de instituições criadas:

1874/1889- 15 anos: 2 instituições para deficientes mentais

6 instituições para outros (de visão e / ou audição e / ou múltiplo)

1889/1920- 31 anos: 7 instituições para deficientes mentais

8 - outros

1920/1929- 9 anos: 7 - deficientes mentais

6 - outros

Note-se que o crescimento maior proporcionalmente ao número de anos, acorreu após 1920. Foram escolas localizadas no estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Bahia, Amazonas E Rio Grande do Sul, com o maior número (5). Minas, no final do período, em 1929, abriu uma instituição anexa a escola de aperfeiçoamento já contando com o atendimento para deficientes de audição. Antes, a norma desse estado era recebê- los em instituições psiquiátricas, misturadas com adultos catalogados como loucos


A Vertente…

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