Excepcionalidade

Publicado em 22/04/2003

Excepcionalidade: uma questão terminológica?


Para termos uma melhor compreensão do texto é necessário saber algumas diferenças básicas......

Doença Mental -> distúrbio mental, loucura

Deficiente Mental -> alteração na parte da compreensão.

O termo excepcional tem sido utilizado para designar o universo para o qual a educação especial se dirige, em troca de outros como por exemplo, deficiente, prejudicado, diminuido, a fim de minimizar a pejoratividade inerente a essas tradicionais designações e de alcançar uma nomenclatura mas precisa.

Por isto, este texto foi dedicado a análise do conceito de excepcionalidade, à partir de duas vertentes, ou seja, da diminuição de negativismo que o novo termo apresentou, assim como da maior precisão alcançada.

Vários autores tinham pensamentos diferentes em relação ao termo excepcional vejamos agora a forma de pensar de cada um deles:

Cruickshank ® Para ele o termo excepcional passou a ser utilizado porque o vocabulário usado no passado era insatisfatório, porque subentendia qualidades negativas. E que historicamente tenha sido usado para crianças bem dotadas e de que as qualidades de talento são essencialmente positivas na mente popular e que quando usadas com grupos de indivíduos incapacitados, o termo também lhes transfere as mesmas qualidades positivas.…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.