Excepcionalidade

Publicado em 22/04/2003

Ao mesmo tempo as camadas populares passaram a reinvidicar melhores condições de vida, entre elas o acesso a escola, o que obrigou o governo a ampliar sua rede de ensino, além da exigência de maior qualificação de setores de classe trabalhadora, em razão do desenvolvimento industrial.

Portanto, o termo mais preciso para designar os que deveriam receber atendimento escolar especializado foi, até determinado momento histórico, o termo deficiente, porque era efetivamente o indivíduo encaminhado para instituições especializadas. A partir de determinado estágio do desenvolvimento das sociedades capitalistas modernas, outros problemas que não as deficiências passaram a ser produzidas pelas suas próprias contradições, fazendo com que essa designação não mais correspondesse à realidade, não porque tivesse sempre carregado ambigüidades ou porque se tivesse de teor pejorativo, mas porque deixou de corresponder ao universo das crianças com problemas de escolarização produzido pelas próprias formas de organização social historicamente construídas.

É nesse momento que o termo excepcional passa a ser utilizado porque responde de forma mais precisa ao processo de seletividade da escola o qual, por sua vez, reproduz no âmbito da educação, o processo de participação exclusão do extrato mais baixo da classe trabalhadora.


A Relação Normalidade- Excepcionalidade

Não se pode negar que existem…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.