Estratégias educacionais para inclusão da criança com TDAH

Publicado em 23/10/2009

Segundo a Declaração de Salamanca, o termo “...necessidades educacionais especiais” refere-se a todas aquelas crianças ou jovens cujas necessidades educacionais especiais se originam em função de deficiências ou dificuldades de aprendizagem.

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Escolas regulares que possuam tal orientação inclusiva constituem os meios eficazes de combater atitudes discriminatórias criando-se comunidades acolhedoras, construindo uma sociedade inclusiva e alcançando educação para todos, além disso, tais escolas provêem uma educação efetiva à maioria das crianças e aprimoram a eficiência e, em última instância, o custo da eficácia de todo o sistema educacional.

Em 2003, é implementado pelo Mec o Programa Educação Inclusiva: direito à diversidade, com vistas a apoiar a transformação dos sistemas de ensino em sistemas educacionais inclusivos, promovendo um amplo processo de formação de gestores e educadores nos municípios brasileiros para a garantia do direito de acesso de todos à escolarização, à oferta do atendimento educacional especializado e à garantia da acessibilidade. Em 2004, o Ministério Público Federal, publica o documento: O acesso de alunos com Deficiência às Escolas e classes Comuns da Rede Regular.

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, (LDB),Lei n 9394/96, no art. 59, preconiza que os sistemas de ensino devem assegurar aos alunos: currículo,…

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