Acessar o Zé Moleza
ou
O que você está pesquisando?
Publicado em 01/01/2007
A avaliação é um tema que inquieta os educadores de um modo geral, pois tem se tornado um assunto complexo e polêmico que precisa ser mais bem questionado. Partindo dessa inquietação e da complexidade do referido tema, optou-se por uma pesquisa bibliográfica e de campo, tendo em vista que essas abordagens permeiam o campo educacional ao longo de algumas décadas, e contribui cada uma com sua estrutura, para o fornecimento de dados, o esclarecimento de fatos e de situações na área pedagógica/educativa.
Pretendemos nesse subtítulo apresentar alguns aspectos da avaliação no Ciclo Básico. A organização do ensino em Ciclos abrange as quatro primeiras séries iniciais do Ensino Fundamental, compreendendo dois anos para cada ciclo. Ficando assim dividido Ciclo de Alfabetização (1ª e 2ª séries) e Ciclo de Sistematização (3ª e 4ª séries). Nossa pesquisa abrangeu os dois Ciclos. Fizeram parte desse estudo um total de 05 (cinco) professores que compõem o Ciclo Básico, todos eles do sexo feminino, o que revela uma predominância do referido gênero na ocupação desta profissão.
No que se refere à escolaridade todos cursaram o 2º grau completo, com habilitação para o Magistério. 03 (três) deles estão cursando Curso Superior. Os sujeitos pesquisados não passaram por critério de seleção, uma vez que se tratava de um numero reduzido de professores nessa modalidade de ensino. Ao entregamos os questionários todos se dispuseram a participar da pesquisa. Os professores participantes se definem conforme tabela abaixo:
Tabela 1: Tempo de Serviço e experiência em Ciclo