A PO?OCA E A CR?ICA NA EDUCA!O DE JOVENS E ADULTOS

Publicado em 27/08/2010

2.3O TEATRO DO OPRIMIDO COMO SUPORTE PEDAGÓGICO PARA EJA

Augusto Pinto Boal, nascido no bairro da Penha da cidade do Rio de Janeiro, em 16 de março de 1931, ensaísta, dramaturgo e diretor de teatro, sob direta influência da obra Pedagogia do Oprimido do pedagogo Paulo Freire, procura ampliar a discussão Brechtiana sobre a suposta passividade do espectador no Teatro Tradicional, observando-a como aliada das formas de opressão ideológica. Se Brecht instiga o seu espectador a se posicionar sobre as contradições trazidas ao palco no desejo de ter uma platéia ativa, pensante e questionadora daquilo que lhe é apresentado, seu teatro, sob o aspecto didático, pode facilmente induzir à suposição implícita da hierarquia cognitiva entre a cena e a platéia. Afinal, o espectador refletiria e tomaria suas decisões baseado no que lhe é mostrado, em contra partida o teatro do oprimido em suas diversas funções, pões em xeque a própria essência da experiência teatral ao propor que o espectador faça parte da cena e interfira na ação solucionando os conflitos representados.
O espectador ser passivo, é menos que um homem e é necessário re-humanizá-lo, restituir-lhe sua capacidade de ação em toda sua plenitude (BOAL, 1991, p.180). Ele deve ser também o sujeito, um ator, em igualdade de condições com os atores, que devemos por sua vez ser também espectadores.
Todas essas experiências do teatro popular perseguem o mesmo objetivo: a liberação do espectador sobre o que o teatro se habituou a impor visões acabadas do mundo. E considerando que quem faz teatro, em geral, são as pessoas direta ou indiretamente ligadas às classes dominantes, é lógico que…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.