A Inclusão da Síndrome de Down no Ensino Regular

Publicado em 19/07/2016

Certamente a década de 1990 representou um período de grandes mudanças consideráveis na política educacional brasileira, abrindo novas perspectivas para a política de Educação Especial. A Política Nacional de Educação Especial publicada em 1994, caracteriza a educação especial como:

[...] um processo que visa promover o desenvolvimento das potencialidades de pessoas portadoras de deficiências, condutas típicas ou de altas habilidades, e que abrange os diferentes níveis e graus do sistema de ensino. Fundamenta-se em referenciais teóricos e práticos compatíveis com as necessidades específicas de seu alunado. O processo deve ser integral, fluindo desde a estimulação essencial até os graus superiores de ensino. (BRASIL, 1994, p. 17).

Em conformidade com a LDB n. 9.394/96 e sua regulamentação pelas Diretrizes Nacionais da Educação Especial (Resolução n. 02/01), a Educação Especial é conceituada e praticada como modalidade educacional cujo fim é oferecer recursos e serviços educacionais especializados aos alunos que apresentam necessidades educacionais em todo o fluxo educacional (BRASIL, 1996).

Outro importante documento relativo à educação inclusiva foi os Parâmetros Curriculares Nacionais, trazendo adaptações curriculares e estratégias para a educação de alunos com necessidades educacionais especiais (1998), estabelecendo a inserção de alunos com necessidades especiais na rede de ensino regular.

De acordo com o art.…

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