A Inclusão da Síndrome de Down no Ensino Regular

Publicado em 19/07/2016

A Declaração de Salamanca para a Educação Especial é um dos documentos mais importantes na compreensão acerca da inclusão. Trata-se do resultado da Conferência Mundial da Educação Especial realizada entre os dias 07 e 10 de junho de 1994, na cidade de Salamanca na Espanha, tornando público a inclusão da criança com necessidades especiais na rede regular de ensino.

De acordo com Declaração de Salamanca:

Princípio fundamental da escola inclusiva é de que todas as crianças devem aprender juntas, sempre que possível, independentemente de quaisquer dificuldades ou diferenças que eles possam ter. Escolas inclusivas devem reconhecer e responder às necessidades diversas de seus alunos acomodando ambos os estilos e ritmos de aprendizagem e assegurando uma educação de qualidade à todos através de um currículo apropriados, arranjos organizacionais, estratégias de ensino, uso de recurso e parceria com as comunidades. Na verdade, deveria existir uma continuidade de serviços e apoio proporcional ou contínuo de necessidades especiais encontrada dentro da escola. (BRASIL,1994, p. 5).

Destacando essa citação, o aluno incluso no ensino regular deve estar aprendendo tanto quanto os alunos “ditos normais” tendo o mesmo direito de ensino de qualidade, da igualdade, de ir e vir e claro da aprendizagem.

[...] o direito à educação,…

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