A Inclusão da Síndrome de Down no Ensino Regular

Publicado em 19/07/2016

Conforme dispõe a Política Nacional da Educação Especial BRASIL 1994), a inclusão pode ser entendida como uma via de mão dupla, uma vez que as crianças consideradas normais, ao conviver com a deficiência, também são beneficiadas na medida em que podem superar as barreiras do preconceito que acompanha os deficientes ao longo da história da humanidade.

É bastante significativa a percepção da entrevistada B, quando revela ter tido uma experiência frustrante de inclusão e menciona ter havido apenas a integração.

A entrevistada considera a posição do aluno com SD apenas no aspecto da integração, ou seja, infere-se que ela reconhece apenas o movimento do aluno em integrar-se ao grupo, ou seja, desenvolver atividades no coletivo e adaptarse à rotina proposta pela professora.

A este respeito, busca-se em Mantoan (1997, p. 15) a diferença entre integração e inclusão:

Ocorre que os dois vocábulos - integração e inclusão - conquanto tenham significados semelhantes, estão sendo empregados para expressar situações de inserção diferentes e têm por detrás posicionamentos divergentes para a consecução de suas metas. A noção de integração tem sido compreendida de diversas maneiras, quando aplicada à escola. Os diversos significados que lhe são atribuídos devem-se ao uso do termo para expressar fins diferentes, sejam…

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