Gonçalves Dias e a Canção do Exílio: Leituras Modernas e Intertextualidade

Publicado em 05/06/2006

Ninguém poderia prever que em 1823, na cidade maranhense de Caxias, nasceria o verdadeiro criador da literatura nacional. Filho de um comerciante português e de uma cafuza Antônio Gonçalves Dias foi separado da mãe aos 6 anos de idade, ficando aos cuidados de D. Adelaide, com quem seu pai se casara. Em 1838 foi estudar Direito em Coimbra. Aos 18 anos escreve seus primeiros poemas sob a influência dos românticos Alexandre Herculano e Almeida Garrett.

Embora fosse um grande namorador, Gonçalves Dias não foi feliz no amor. Em 1845, em São Luís, conheceu Ana Amélia, uma moça de 14 anos por quem se apaixonou. O preconceito da família da moça impediu o romance, fato que causou no jovem poeta grande frustração. Com saúde frágil, Gonçalves desejou retornar ao Brasil, de onde saiu para tratar a inflamação crônica do fígado entre outros males. Morre em 1864, vítima de um naufrágio na costa do Maranhão.

O poema Canção do Exílio do autor é o grande exemplo símbolo do orgulho nacional, desenvolvido no Romantismo. Escreveu ainda Os Timbiras – o ponto exato em que o mito do bom selvagem, constante desde os árcades, acabou por fazer-se verdade artística -, e o poemeto épico I-Juca Pirama - a mais acabada realização do indianismo na poesia brasileira.

Além do indianismo, o autor desenvolveu uma poesia lírica tão eloqüente na descrição dos encantos da mulher amada como a que expressou no poema Seus Olhos, e tão dramática como a que expressou nos poemas, Ainda uma vez – Adeus! E se se morre de amor!

O poema original, objeto deste trabalho, foi escrito em Coimbra, aonde…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.