Gonçalves Dias e a Canção do Exílio: Leituras Modernas e Intertextualidade

Publicado em 05/06/2006

GONÇALVES DIAS E A CANÇÃO DO EXÍLIO: LEITURAS MODERNAS E INTERTEXTUALIDADE


INTRODUÇÃO

A chamada Revolução Romântica (ou Romantismo) — que tomara conta da Europa nos finais do século XVIII e que tem como ideais a liberdade, a autonomia inclusive política, mas principalmente espiritual, sentimental e emocional — servirá a seu modo como antídoto do conservadorismo e da artificialidade neoclássica. É o marco inaugural da literatura romântica brasileira o livro de poemas Suspiros poéticos e saudades (1836) de Gonçalves de Magalhães.

Mas será outro Gonçalves que vai, alguns anos depois, ser o primeiro grande representante do Romantismo no Brasil. Gonçalves Dias, autor de Primeiros cantos, Os Timbiras e Últimos Cantos, dentre outras obras, foi o grande nome do Romantismo em sua primeira fase no Brasil, marcada pelo nativismo, pela exaltação da terra nacional e pela recorrência a mitos primitivos que representassem a origem de uma nação (no caso brasileiro, foram tomados como esses representantes os mitos indígenas, daí o índio ter sido tomado como "herói nacional" e de cunhar essa primeira fase romântica brasileira de indianista). Dois poemas de Gonçalves Dias são perfeitamente representativos das ideologias do primeiro romantismo: ‘Canção do exílio", em que estão patentes as idéias do nativismo, do ufanismo, do saudosismo românticos, e "I-Juca Pirama", poema de feição épica que exalta idealisticamente o índio.…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.