ASPECTOS SÓCIO LINGUÍSTICOS DA PALATIZAÇÃO

Publicado em 07/02/2018

No quinto artigo foram feitas duas análises da palatalização, a primeira em contextos anteriores a [i,y] (e.g. pote, bode) e a segunda em contextos não anteriores a [i,y] (e.g. gosto, muito) separadamente, mas as variáveis usadas em ambos foram praticamente as mesmas.

Foram levantados 2.088 contextos anteriores à vogal alta [i] ou glide [y] analisados, destes somente 114 favoreceram a regra da palatalização.

De acordo com o fator social sexo os resultados mostraram que as mulheres são as que mais favorecem a variante palatal apresentando um peso relativo de 0,542, já os homens ficaram em segundo plano, apresentando um peso relativo de 0.459 de fenômeno de palatização.

Subintende-se através dos dados submetidos e analisados pelo programa computacional que em relação ao fator social sexo as mulheres palatizam mais que os homens na comunidade de João Pessoa.

Quanto ao fator de escolarização dos informantes, o resultado foi que os falantes com nenhum ano de escolarização se mostraram favorecedores da variante palatal com um peso relativo de 0.586.

Já os falantes com 5 a 8 anos de escolarização inibem esta variante com um peso relativo à 0.437, e os falantes com mais de 11 anos de escolarização apresentaram um resultado neutro com peso relativo de 0.492.

Quanto ao fator faixa-etária perceberam que os falantes entre…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.