Analfabetismo Funcional em Alunos do Ensino Fundamental

Publicado em 18/01/2019

ANALFABETISMO FUNCIONAL EM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL



"Aprender é descobrir aquilo que você já sabe.


Fazer é demonstrar o que você sabe.

Ensinar é lembrar aos outros que eles sabem tanto quanto você.

Nós todos somos Aprendizes, Fazedores e Professores."

Richard Bac


1. CONSIDERAÇÕES INICIAIS

Segundo dados do III Indicador Nacional de Analfabetismo Funcional (Inaf), apresentado em setembro de 2003, apenas ¼ da população brasileira entre 15 e 64 anos demonstra domínio pleno da compreensão de textos. Para a maioria (67%), a conquista da leitura se limita à localização de informações simples em enunciados com uma só frase ou à capacidade para identifica-las em textos curtos. O grupo restante (8%) não consegue sair do ponto de partida, impedido pelo analfabetismo funcional.


Partindo da pesquisa realizada, e considerando que a compreensão de textos envolve processos cognitivos múltiplos, procuramos analisar a compreensão textual de alunos da primeira e da última série do Ensino Fundamental, de escolas estaduais e particulares.



2. INTRODUÇÃO


Nós nos propomos nesse trabalho a fazer uma análise do ensino fundamental, dando prioridade ao ensino da leitura e da escrita, sem esquecer das diferenças sociais que possam existir entre os alunos. Um dos nossos objetivos é podermos constatar através de uma pesquisa que uma criança com mais dificuldade material (financeira, nutricional, etc.) não tem necessariamente maior dificuldade de aprendizado do que uma outra criança mais abastada.


Nosso objetivo é avaliar, na medida do possível, através de…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.