Adeus a Manzanar: Mas n?ao hibridismo cultural

Publicado em 27/08/2010

4.2O etnocentrismo e a participação do indivíduo

A nossa herança cultural, desenvolvida através de inúmeras gerações, sempre nos condicionou a reagir depreciativamente em relação ao comportamento daqueles que agem fora dos padrões aceitos pela maioria da comunidade. (...) O fato de que o homem vê o mundo através de sua cultura tem como conseqüência a propensão em considerar o seu modo de vida como o mais correto e o mais natural. Tal tendência, denominada etnocentrismo, é responsável em seus casos extremos pela ocorrência de numerosos conflitos sociais. (LARAIA, 2008, p. 68-70)
A autora não relata o porquê do ataque a Pearl Harbor ou o porquê do início da Primeira Guerra Mundial. Seu objetivo maior é retratar sobre a situação particular de certa minoria no contexto histórico e não da história das relações entre as duas nações. Jeanne relata sobre o etnocentrismo depois do ataque e durante a guerra e sobre a situação dos japoneses que viviam no território norte-americano, e como lá foram julgados e confinados por causa da sua herança genética e cultural, por estarem vivendo em uma sociedade em que o seu padrão cultural não era o da maioria e em um momento tão tenso, passou a ser motivo de preocupação para essa maioria.
Assim, tal maioria considerou que o melhor a ser feito era distanciar o padrão cultural japonês do padrão norte-americano, e por isso, os japoneses foram enviados a um campo de detenção, onde foram mantidos isolados do restante da sociedade. Jeanne relata no segundo capítulo do livro: No final de fevereiro a marinha decidiu retirar todos de Terminal Island. Mesmo que a maioria de…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.