Adeus a Manzanar: Mas n?ao hibridismo cultural

Publicado em 27/08/2010

Nove

Os sinos do Refeitório

Papai nunca disse mais do que três ou quatro frases sobre os nove meses que passou em Fort Lincoln. Poucos homens que ficaram algum tempo lá falariam mais do que isso. E não por causa do sofrimento físico: ele já havia passado por coisas piores em viagens pesqueiras na costa do México. Era a acusação de deslealdade. Para um homem criado no Japão, não havia desgraça maior. E foi a humilhação, ela que o colocou cara a cara com a sua própria vulnerabilidade, com a sua própria impotência. Não tinha nenhum direito, nenhuma casa e nem mesmo nenhum tipo de controle sobre sua própria vida. De uma forma ou de outra, todos os homens residentes em Manzanar sofreram desse tipo de privação. O caso de Papai era extremo. Alguns lidavam com aquilo melhor do que ele, outros pior. Alguns recuavam. Outros revidavam.
Durante aquele primeiro verão e outono de acúmulo de areia e de aborrecimento disseminado pelo vento, o amargor acumulou, a raiva envenenou centenas de cubículos como o nosso. Ao olhar para trás, o que agora é chamado de motim de dezembro pareceu ser inevitável. Aconteceu exatamente um ano após o ataque a Pearl Harbor. Alguns chamaram isso de demonstração natalícia organizada por forças militantes pró-Japão presentes no campo. Não era tão simples assim. Tudo explodiu de uma vez só.
Nos…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.