As marcas temporais em “Catatau” de Paulo Leminski

Publicado em 24/04/2019

CONSIDERAÇÕES FINAIS


A criação literária leminskiana alimenta-se de uma ansiedade que reúne ficção e filosofia numa estratégia de intensificação interrogativa, trágica porque, ao contrário de Édipo, a Esfinge devorará o questionador, por mais brilhante que sejam as respostas que este enunciar. A degradação artisticamente transfigurada do personagem em pederasta só foi possível devido ao afastamento histórico da personalidade filosófica de René Descartes. Assim, sua obra chega ao final com Artychewski bêbado, sem condições de fornecer explicações, e Cartesius se manteve numa espera inútil fazendo companhia ao leitor. Ora, uma espera demanda um tempo, e neste caso se trata de um tempo indefinível, intraduzível, já que cada leitor tem o seu próprio tempo para se ocupar com este objeto que é a obra de Paulo Leminski.

Como se pode observar neste trabalho, que ora encerramos, a produção textual assume diferentes matizes e mudanças de direção em sua organização porque sua realização se concretiza em diferentes momentos de contato com a obra e com os teóricos, além de variados estágios de angústias e incertezas. Ao acadêmico cabe concluir sua análise num relativo e curto espaço de tempo com objetividade e clareza, nem sempre alcançados.

Da mesma forma, Catatau levou oito anos de Leminski para se tornar uma obra terminada. Isso não significa uma comparação na qualidade ou quantidade, mas talvez, mesmo que de forma implícita, implique na capacidade e…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.