SOCIEDADE CATIVA. ENTRE CULTURA ESCOLAR E CULTURA PRISIONAL: Uma incursão pela ciência penitenciária

Publicado em 09/08/2010

Em palavras foucaultianas as novas características do encarceramento penal, “desde o início do século XIX, recobriu ao mesmo tempo a privação da liberdade e a transformação técnica dos indivíduos” ? esta transformação, por sua vez, continua sendo pretendida através da aplicação dos princípios “da correção, classificação, modulação das penas, trabalho como obrigação e direito, educação penitenciária, controle técnico da detenção e instituições anexas” , que constituem o corpo das técnicas penitenciárias.

O autor ainda ressalta sobre a prisão novecentista,

A prisão não foi primeiro uma privação da liberdade a que se teria dado em seguida uma função técnica de correção; a prisão foi desde o início uma “detenção legal” encarregada de um suplemento corretivo, ou ainda, um empresa de modificação dos indivíduos que a privação da liberdade permite fazer funcionar no sistema legal .

Considerando a interpretação de Foucault para o nascimento da prisão e características do encarceramento penal, esclarecemos que o termo “panoptismo” foi usado pelo epistemólogo francês no “Capítulo III. O Panoptismo” da obra Vigiar e Punir. Nascimento da Prisão , publicada na primeira edição sob o título Surveiller et Punir em 1975. Foucault utiliza o referido termo para…

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