SOCIEDADE CATIVA. ENTRE CULTURA ESCOLAR E CULTURA PRISIONAL: Uma incursão pela ciência penitenciária

Publicado em 09/08/2010

O processo de destilação realiza-se através da mistura de fermento, açúcar, água e farinha que são colocadas em uma garrafa fechada para acontecer à fermentação. Esta fase ocorre num lugar escondido no sistema penitenciário amapaense por volta de quatorze a vinte dias. Em seguida para extrair o álcool puro coloca-se o material fermentado em outra garrafa ou balde fechado para ser aquecido, neste momento, introduz-se uma mangueira para aguardar saída do álcool puro por meio do vapor, que acontece por gotejamento para dentro de uma terceira garrafa ou balde . De acordo com Alef Silva Santos a bebida artesanal recebeu o nome de “roupinol” pelos agentes penitenciários e policias do Instituto de Administração Penitenciária do Amapá, pois antes a bebida destilada não tinha um nome específico , .

E Ubaldo Manoel Mafra Neto, a esse respeito comentou:

Dentro do Complexo Penitenciário do Amapá há alguns anos atrás a destilação era feita através de um tipo de mecanismo que usava farinha. Colocava-se a farinha alguns dias dentro de um balde, e ficava alguns dias fermentando, misturada com água e açúcar. Mas nesse tempo foi cortado o fornecimento de farinha, e em decorrência disso, parou dentro do complexo penitenciário esse tipo de prática (...). Agora não estou sabendo como está se sendo feita e se reproduzindo, pois não participo mais junto das pessoas que estão na linha de frente do pavilhão .

Pelo relato acima é notório que a destilação de álcool ou…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.