SOCIEDADE CATIVA. ENTRE CULTURA ESCOLAR E CULTURA PRISIONAL: Uma incursão pela ciência penitenciária

Publicado em 09/08/2010

E André Santos Monteiro ressaltou sobre a existência da comunicação entre os presos através da linguagem por gestos ou corporal.

A linguagem por gesto é mais utilizada quando se tem uma autoridade da instituição por perto, que impede do preso de poder falar. Então, nesse caso, o preso se comunica através de gestos de mãos, assim existem sinais que mostramos uns para os outros e a pessoa sabe o que é a informação. Assim, para cada coisa que estamos precisando, temos um sinal. Estes sinais são usados quando estamos impedidos de falar, como por exemplo, pegar no cabelo para pedir droga .


Abaixo apresentamos um registro fotográfico a esse respeito:
Figura 7 e 8 - Comunicação pela linguagem de sinal:



Fonte: E. L. Vasquez, Arquivo Pessoal.

A comunicação pela linguagem de sinais pode ser usada em qualquer espaço disciplinar da prisão, por exemplo, na escola, pavilhões fechados ou provisórios e no corredor , que é o espaço físico que fica no caminho de qualquer espaço disciplinar do instituto prisional. Ademais, a acerca desse aspecto da cultura prisional do Instituto de Administração Penitenciária do Amapá, é importante destacar que dependendo do espaço…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.