SOCIEDADE CATIVA. ENTRE CULTURA ESCOLAR E CULTURA PRISIONAL: Uma incursão pela ciência penitenciária

Publicado em 09/08/2010

Pelo relato de Monteiro, constatou-se que o espaço disciplinar que demarca uma “instituição de ensino” localizada no interior de “estabelecimento penitenciário” proporciona ao seu corpo docente a possibilidade de repensar os motivos que levam uma pessoa a respeitar outra, uma vez que, existia no imaginário de alguns professores, a idéia de que em “estabelecimento penitenciário”, havia uma espécie de “dificuldade adicional” para conquista do respeito pelo corpo discente.

Alef Silva Santos complementa dizendo que,

Pelo ensino modular o aluno tinha que estudar uma quantidade de apostilas das disciplinas, mas às vezes demorava muito a conclusão, porque esse tipo de ensino dependia mais da dedicação do aluno. (...) Os professores sempre tratavam bem os alunos, de modo geral, ensinavam e explicavam os conteúdos, ajudando a gente a terminar o estudo e incentivando para o aluno não abandonar a escola .

Pelas colocações de Monteiro e Santos, compreendemos que as relações sociais entre os membros da comunidade escolar prisional, em se tratando do período que esteve funcionando o ensino personalizado no Centro de Estudos Supletivo Emílio Médici, caracterizou-se, por relações que tinham como alicerce o olhar ao sujeito-humano, ou seja, a condição do preso enquanto sujeito-aluno que tem direito a assistência educacional.

Monteiro resume esta relação em poucas…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.