SOCIEDADE CATIVA. ENTRE CULTURA ESCOLAR E CULTURA PRISIONAL: Uma incursão pela ciência penitenciária

Publicado em 09/08/2010

Neste período, o que mais me chamou a atenção em relação a este grupo de presos foi o fato de parte deles pedirem livros emprestados, por exemplo, de história, literatura, matemática, pois alguns desejam prestar o exame de massa nas disciplinas do ensino médio da Educação de Jovens e Adultos . Neste momento, percebi que tinha um “elo de trabalho” com a escola de dentro da prisão, pois a “unidade de ensino” que existia naquela instituição-prisional era uma extensão da escola que trabalhava fora da prisão, ou seja, conheci outra parte da comunidade escolar do Centro de Estudos Supletivos Emílio Médici. Através dessa experiência, observei e vivi um pouco da realidade de uma prisão por dentro, realidade essa que é ofuscada pelas muralhas de concreto que separam a sociedade livre da sociedade cativa. Em conseqüência, senti-me cooptada pela invisibilidade dos problemas que encobriam o cotidiano da prisão, que foi compartilhado algumas vezes pelos presos do pavilhão da máxima aos membros do Projeto Mãe das Dores, e em decorrência dos depoimentos que ouvi, comecei a interessar-me pela cultura prisional, o que implicou na minha iniciação na docência em matemática aos alunos-presos do Centro de Estudos Supletivos Emílio Médici, centro de estudo que estava responsável, em 1999, pela assistência educacional dentro do Complexo Penitenciário do Amapá .

No interstício de 2000 a 2003 participei do Projeto…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.