Escravidão

Publicado em 22/04/2003

O quartel general dos confederados, instalara-se na Gazeta da Tarde, jornal de Patrocínio e daí coordenaram eles a luta que encontrou logo adesões em todo o país. A propaganda foi sistematizada, articularam-se os núcleos locais e através de uma rede secreta de comunicações promovia-se a fuga dos escravos, encaminhados para as áreas em que lhes era possível manter a liberdade. Com o objetivo de angariar fundos para alforriar negros cativos, foram promovidas campanhas, tendo a Confederação se tornado uma força reconhecida pelos políticos e temida pelos conservadores.

Incentivada pela resistência que lhe opunha o gabinete, a campanha abolicionista tornou-se ferrenha, ganhou os jornais, clubes, ruas, comícios e os próprios senhores dos escravos, que concederam numerosas alforrias.

Os advogados, por intermédio do Clube dos Advogados, e os militares aderiam a causa abolicionista. Os primeiros através de conferencias e publicações, ou últimos negando-se a capturar fugitivos: "o Exercito Nacional não se deve prestar ao papel de perseguidor do escravo fugido!, não se coaduna com a honra do Exercito, a captura do negro que procura libertar-se à escravidão".

E os oficiais do Clube Militar, cujos sentimentos tinham sido inteligentemente aproveitados pelas palavras de Joaquim Nabuco, apresentaram à Princesa Isabel uma…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.