DA SENZALA À SALA DE AULA

Publicado em 11/11/2016

Silva e Araújo (2005) citam que a educação no sistema escravocrata era caracterizada pela substituição dos cursos seriados por aulas avulsas, ministradas por professores improvisados. Esta situação manteve-se até 1808, quando a Coroa Portuguesa instalou-se no Brasil e as disciplinas avulsas foram transformadas em cursos “menores” e “maiores”, primário-secundário e superior, respectivamente. As escolas de “primeiras letras” ou primárias eram diferenciadas por gênero e disciplinas: aulas de leitura, escrita, cálculos, História do Brasil, princípios de moral e doutrina religiosa, para os meninos, e aulas de leitura, escrita, cálculos elementares e prendas domésticas, para as meninas. A população escrava era impedida de freqüentar a escola formal, que era restrita, por lei, aos cidadãos brasileiros - automaticamente esta legislação (art. 6, item 1 da Constituição de 1824) coibia o ingresso da população negra escrava, que era, em larga escala, africana de nascimento.

Os autores ainda destacam duas hipóteses sobre a alfabetização dos negros. A primeira hipótese dizia respeito à Reforma Couto Ferraz (1854), que permitia o acesso de negros libertos às escolas primárias, desde que fossem provenientes de famílias de algum recurso. Outra hipótese dizia respeito à educação informal, que poderia acontecer tanto no meio rural como no meio urbano…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.