Aspectos Históricos sobre o Direito Aduaneiro

Publicado em 22/04/2003

b) a açougagem: era o tributo que se pagava no próprio local de consumo onde as mercadorias eram vendidas, ou seja, nas feiras, praças, mercados etc. Era esse imposto, dos séculos XII e XIII que veio mais tarde a ser chamado por sisa ou imposto de consumo. A açougagem recaía sobre as mais variadas mercadorias que se permutavam nesses locais públicos, como por exemplo, a fruta, produtos hortículas, a carne, o peixe, roupas etc. E, quando o produto a ser vendido nos açougues fosse a carne ficava ainda sujeita, além do tributo da açougagem, ao tributo conhecido por alcavala.

c) a passagem, ou peagem: era um tributo que por vezes também era conhecido por portagem, no entanto, seus efeitos eram diferentes em relação aos direitos de portagem. O tributo da passagem ou peagem recaía sobre as mercadorias que entravam nas povoações, mas que não se destinavam a serem aí vendidas, antes da passagem para outras áreas. Correspondiam ao que hoje se costuma chamar por direitos de trânsito, uma vez que o conceito e a sua tramitação são idênticos.

Percebe-se ainda que os direitos aduaneiros, provavelmente com feições mais próximas à atual, surgem na Inglaterra em 1275, taxando-se as exportações de lãs e peles.

O autor ainda completa que, "é com Espanha e Portugal e suas colônias na América, com a França e o expansionismo de Bonaparte, com a Inglaterra em cujo território ‘o sol nunca se põe", e outros países europeus ao início da Idade Moderna que se pode falar de Comércio Exterior,…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.