Aspectos Históricos sobre o Direito Aduaneiro

Publicado em 22/04/2003

ASPECTOS HISTÓRICOS SOBRE O DIREITO ADUANEIRO


1. INTRODUÇÃO

Etimologicamente, as palavras alfândega, aduana, tarifa, fazenda, derivam do árabe.

Historicamente, os tributos aduaneiros são impostos sobre o movimento de uma mercadoria de um lugar para outro. Assim os primeiros direitos aduaneiros foram taxas cobradas sobre os meios de transportes, exigidos pelo uso das estradas para o transporte de mercadorias (direito de trânsito, pedágios, portagens, peagens).

Eram conhecidos desde a antiguidade, sendo que os gregos cobravam dos navios que transpunham o Bósforo e os romanos os exigiam sob nome de portorium.

Os reis tinham direitos a exigir nas alfândegas os customa ou customa antigua, acrescidos depois dos parva ou nova customa. Daí as mais antigas aduanas se encontravam em locais onde haviam pontes ou portos (direito pela passagem nas pontes, direitos de navegação, portagens).

Posteriormente, a taxa se converteu em um verdadeiro imposto cobrado pelo senhor territorial, com o fim de aumentar as suas rendas. Com isso, se transformou o direito de passagem em um direito de importação e de trânsito.

Aparece assim o conceito de zona aduaneira, em que se cobrava um direito de mercado para vender mercadorias em cidades que possuíam mercados.


2. ORIGENS


Os autores pesquisados e compilados neste trabalho, são quase unânimes nos pontos em que buscar as origens da atividade aduaneira no mundo, é uma tarefa praticamente feita de deduções e análises, já que a história não registra com fatos visíveis e datas precisas a atividade comercial e suas…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.