A Guerra no Iraque

Publicado em 25/01/2019


BUSH ATACARÁ COM OU SEM A ONU


Ao despachar mais de 250.000 soldados e cinco porta-aviões do poderio bélico mais moderno do planeta para a região do Golfo Pérsico, o presidente americano George W. Bush tornou sem volta sua decisão de invadir o Iraque e derrubar o ditador Saddam Hussein. No plano militar, não é difícil prever como a guerra vai terminar. Saddam deposto, seu Exército prostrado e seu arsenal de armas químicas e biológicas, seja quais forem suas reais dimensões, destruído. No campo diplomático, porém, Bush está perdendo a primeira batalha dessa guerra. Ela está sendo travada no Conselho de Segurança da ONU, o órgão que pode dar o aval da comunidade internacional a uma intervenção militar no Iraque. O conselho é composto de cinco países-membros permanentes (Estados Unidos, Inglaterra, França, China e Rússia) e mais dez rotativos entre todos os integrantes da ONU. Para aprovar uma resolução autorizando a guerra, a Casa Branca precisa de nove dos quinze votos e, ao mesmo tempo, nenhum veto entre os cinco países-membros permanentes. Até a semana passada, Bush contava com apenas quatro votos e a ameaça de veto de França, China e Rússia. Há seis países indecisos.


Na quinta-feira passada, Bush advertiu que o processo diplomático está "no último estágio" e deu um ultimato ao Conselho de Segurança para que tome uma decisão sobre um ataque ao Iraque "em questão de dias". Mesmo que a decisão não seja favorável aos EUA, o presidente americano deu a entender que os planos para a invasão do Iraque vão prosseguir. Uma ofensiva militar americana sem o amparo da ONU significaria a maior humilhação para o organismo desde sua criação, em 1945. A conseqüência mais visível seria o esvaziamento de sua autoridade para mediar crises futuras. Para os americanos, o ataque a um país-membro da ONU sem autorização formal é um rugido de…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.