Cola Para Quem Tem Fome: Um Ensaio sobre as Potencialidades e Limitações da Sociologia da Fome

Publicado em 09/08/2010

A fome na Índia, no Pero, em São Domingos, no Nordeste do Brasil, embora apareça como manifestação local de zonas subdesenvolvidas, exprime na verdade formas paradoxais de doenças da civilização, na medida em que são o produto indireto do crescimento econômico desequilibrado, da mesma forma que são também indiretamente produzidas por ele as doenças cardiovasculares e degenerativas. (CASTRO, 2003, p. 140).

A resposta que o ex-diplomata brasileiro formula foi algo parecido com o que descreve Giannetti (2004, p. 106) : “O fulcro do auto-engano não está no esforço de cada um em parecer o que não é. Ele reside na capacidade que temos de sentir e de acreditar de boa-fé que somos o que não somos”. Foi ao perceber isto que Castro chamou atenção para o fato de a fome ser um problema de todos. Antes mesmo do desenvolvimento de estudos sistemáticos sobre as ações pré-reflexivas e nossa forma cristalizada de conduta, Castro já chamava atenção para os padrões naturalizados que permitem a invisibilização da fome enquanto fenômeno social e a sua naturalização como fenômeno biológico. São as nossas ações naturalizadas e os padrões culturais que reproduzimos diariamente que contribuem para a reprodução contínua da fome. Castro denuncia a fome causada pela ingerência e a irresponsabilidade individual, porém, o que se observa em sua obra é a repetição contínua da fome enquanto fenômeno invisível, reproduzido de forma não…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.