Cola Para Quem Tem Fome: Um Ensaio sobre as Potencialidades e Limitações da Sociologia da Fome

Publicado em 09/08/2010

1.3 Josué de Castro e a denúncia da fome como fenômeno social

E este homem parece satisfeito da sorte, conseguindo com um pouco de farinha e de café e com um gole de cachaça matar a gosto a sua fome (CASTRO, 2003, p. 52).


Até os dias de hoje, observamos o mesmo problema em relação à conceituação científica da fome. A expressão é utilizada das mais diversas formas, com significados imprecisos que dificultam sua melhor compreensão. Assim como já observava Castro,

A noção que se tem, corretamente, do que seja a fome é, assim, uma noção bem incompleta. E este desconhecimento [...] da realidade social da fome no mundo e dos perigos que este fenômeno representa para a sua estabilidade social, constitui uma grave lacuna [...] para a análise dos acontecimentos políticos da atualidade (CASTRO, 2003, p. 76).

Assim como assinalou o médico pernambucano, o seu objetivo era o de “analisar o fenômeno da fome coletiva – da fome atingindo endêmica ou epidemicamente as grandes massas humanas” (CASTRO, 2006, p. 18), o qual tinha por meta estudar a fome no seu aspecto geral. Não nos daremos o mesmo trabalho. Por questões de competência e tempo, daremos atenção, dentro da obra de Castro, apenas à fome gerada pela cultura, deixando de lado a fome epidêmica (ou seja, aquela que aparece como forma de epidemia em espaços de tempo variados devido às intempéries naturais ). Retratamos unicamente o que o ex-diplomata brasileiro denominou por…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.