Cola Para Quem Tem Fome: Um Ensaio sobre as Potencialidades e Limitações da Sociologia da Fome

Publicado em 09/08/2010

Como mesmo afirma Souza (2006, p. 42), “seguir a regra, ou melhor, dar a ‘impressão’ de se estar seguindo a regra, equivale a maximizar vantagens na medida em que o grupo recompensa melhor as ações aparentemente motivadas pelo respeito às regras”.

Na Europa da idade média, a capacidade de ingerir grandes quantidades de comida era um valor disseminado na cultura como um todo, chegando-se ao ponto da falta de o “bom apetite” ser motivo de pré-julgamentos de ordem moral. Reforçando essa idéia, Montenari (2003, p. 37-38) nos coloca:

[...] ao extinguir-se a dinastia carolíngia em 888 [..] o duque de Espoleto, Guido, foi convidado pelo bispo de Metz como possível candidato ao trono da França, lhe foram preparados “muito alimentos, segundo o costume dos francos”; mas vem-se a saber que Guido se contentava com pouco, e justamente por causa disso – nos assegura um escritor do século 10°, Liutprando de Cremona – O trono lhe foi recusado. Os seus eleitores consideravam que entre os atributos de um rei não pode faltar um robusto apetite. Segundo o mesmo escritor, o “rei dos gregos” Mocéforo Focas (o imperador Bizâncio) era uma pessoa desprezível porque apreciava as verduras e a sobriedade.

Carneiro (2003) nos coloca caso parecido ao falar a respeito de uma crônica russa que fala sobre o príncipe de…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.