Cola Para Quem Tem Fome: Um Ensaio sobre as Potencialidades e Limitações da Sociologia da Fome

Publicado em 09/08/2010

Desse modo [...] seria efetiva a existência de um consenso básico e transclassista, representado pela generalização das pré-condições sociais que possibilitam o compartilhamento efetivo, nas sociedades avançadas [...] O que existe aqui são acordos e consenso sociais mudos e subliminares, mas por isso mesmo tanto mais eficazes, que articulam, como que por meio de fios invisíveis, solidariedades e preconceitos profundos e invisíveis (SOUZA, 2006, p. 45-46-47).

Existem tipos de comida para tipos de gente, como já observado no capítulo anterior. Portanto, nada mais natural do que não existir comida para aqueles que não são “gente”. Não o são no sentido de que nossas pré-disposições morais fazem com que tenhamos um julgamento moral/valorativo por essas pessoas, tal como afirmou Jessé Souza, que colocam-nas em um patamar não muito diferente de um animal doméstico. Negar o direito à alimentação àqueles que, na hierarquia moral, não se enquadram como “gente” é um processo naturalizado e reproduzido continuamente, podendo ser observados exemplos de sua prática em diversas épocas e locais. A exemplo disso, Montanari já observava que “há alimentos para camponeses e alimentos para senhores, e quem não se atém às regras é um destruidor da ordem social” (relato de Sabadino Degli Arienti) (MONTENARI, 2003, p. 112). Existem ainda outras formas de invisibilização da fome que resultam também da falta de incorporação de conhecimentos específicos na sociedade moderna. Ao se comprar em uma rede de supermercados ou em uma feira-livre 1kg de arroz, tanto a ralé como as classes mais favorecidas pagam o mesmo valor, o mesmo imposto sobre…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.