Cola Para Quem Tem Fome: Um Ensaio sobre as Potencialidades e Limitações da Sociologia da Fome

Publicado em 09/08/2010

3. 3 A comida como rito de instituição
Não comemos com nossos dentes e não digerimos com nosso estomago; comemos com nosso espírito, degustamos segundo as normas culturais ligadas ao sistema de trocas recíprocas que está na base de toda vida social. É por isso que cada povo se define por suas práticas alimentares e suas maneiras à mesa tão claramente, tão certamente, quanto por sua língua, suas crenças ou suas práticas sexuais (MOULIN, 1975, apud POULAIN, 2004, p. 161).
Assim como afirma Carneiro (2003, p. 165), “de todas as esferas da cultura material, a alimentação é uma das que mais se infiltra em todos os níveis da vida social”. Carneiro (2003, p. 121) afirma que o surgimento de certas regras alimentares é o marco divisório entre o estado selvagem e o civilizado. Na mesma perspectiva, Montenari (2003) e Norbert Elias (1994; 1993) atribuem aos modos à mesa um marco no processo civilizador. Bourdieu também não faz diferente e nos mostra a distinção social a partir de “gostos de classe”,

É a partir do estudo de práticas sociais concretas e cotidianas, na primeira classe das quais as práticas alimentares, que emerge a teoria do habitus. Partindo dos gostos e do que os diferencia, ele identifica sua origem no habitus: “Estrutura perceptiva, por detrás da qual aparecem as condições materiais de existência objetivamente classificáveis (POULAIN, 2004, p. 231).

Os modos à mesa e o saber portar-se são indicadores de nobreza e distinção social. O modo de pôr a mesa, as disposições dos talheres etc. são todos recursos reconhecidos pré-reflexivamente que tiveram importante papel no adestramento das pulsões. “Em outro…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.