Cola Para Quem Tem Fome: Um Ensaio sobre as Potencialidades e Limitações da Sociologia da Fome

Publicado em 09/08/2010

No final do século XX, estima-se que – as avaliações variam segundo a fonte – um pouco mais de 400 milhões até cerca de 1 bilhão de pessoas sofram de desnutrição de forma constante. Para a FAO, tratava-se de 450 milhões de pessoas em 1974. Para o International Food Policy Research Institute (IFPRI, Washington D.C.), o dobro, ou seja, 900 milhões de pessoas. Para a UNICEF, em 1980 esse número é de 780 milhões. E para o Banco mundial essa população atinge 1 bilhão e 130 milhões de desnutridos (CARNEIRO, 2003, p. 36).

Parece-nos incompatível atribuir às grandes corporações a causa “a priori” do surgimento e da manutenção da fome nas nações. Os processos de famigeração em nosso país são observados pelos mais diversos cientistas no decorrer da história. O cangaço, por exemplo, não se deparou com o grande interesse comercial da Mc Donald’s nem a Coca-Cola lutou contra o coronelismo e a opressão exercida por brasileiros sobre brasileiros, modelo este que propiciou e reproduziu uma condição satisfatória (mão de obra “barata e obediente”) para o desenvolvimento de grandes indústrias posteriormente. Existe um fator cultural de ordem “moral” que permite determinados tipos de relações de poder que aparecem não apenas…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.