Cola Para Quem Tem Fome: Um Ensaio sobre as Potencialidades e Limitações da Sociologia da Fome

Publicado em 09/08/2010

[...] não é a sobrevivência do eu [self] que está em jogo, mas a sobrevivência ou o fim dos relacionamentos. Comer não implica necessariamente nutrir-se; não é um ato intrinsecamente benéfico, o que é diferente da concepção mercadificada ocidental, que considera que o eu perpetua por meio do ato de comer sua própria existência. Em vez disso, comer expõe a pessoa malenésia a todos os acasos dos relacionamentos de que ela se compõe. O crescimento em termos sociais não é um reflexo da nutrição; em vez disso, sendo um receptáculo adequado para a nutrição, a pessoa nutrida testemunha a eficácia de um relacionamento com a mãe, o pai, o marido da irmão ou qualquer outra pessoa que a alimente... O consumo não é portanto mera questão de manutenção do próprio corpo, mas o reconhecimento e a monitoração dos relacionamentos (STRATHERN, 1988, p. 302 apud HAVEREY, 2004, p. 138-139).

O corpo, não apenas na nossa cultura, acaba aparecendo como uma entidade aberta, uma entidade relacional que é criada, delimitada, sustentada em múltiplos processos que acabam por resultar nos mais diversos tipos de comportamentos, os quais por sua vez moldam o corpo, criando assim uma relação de causalidade que Bourdieu posteriormente denominou por habitus. Com base nas citações acima, ao observarmos o estigma da fome, automaticamente ativamos nossas defesas criadas culturalmente para evitar aqueles que possuem a marca da exclusão.

2. 3 Novos e velhos conceitos sobre a fome: a crítica à fome gorda e à indústria da fome
A fome é, regra geral, o produto das estruturas econômicas defeituosas e não de condições naturais…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.