Cola Para Quem Tem Fome: Um Ensaio sobre as Potencialidades e Limitações da Sociologia da Fome

Publicado em 09/08/2010

É comum observarmos boquiabertos práticas culturais que infringem marcas aos corpos de seus pertencentes como forma de distinção social, como é o caso, por exemplo, da tribo Paudang, na Tailândia, na qual a partir dos cinco anos as mulheres começam a usar argolas para alongarem seus pescoços, ou mesmo o caso dos índios brasileiros, em que os jovens pertencentes às tribos do Alto-Xingu são submetidos a várias provações de resistência à dor. A exibição das marcas corporais, no caso brasileiro, tem como objetivo demonstrar status social (sexo, idade, papel social etc.) e reconhecimento na vida pública da aldeia. Elas são duradouras e servem como forma de reconhecimento ou estigma, uma espécie de silo, onde são armazenadas, no corpo, as trajetória de vida dos agentes. Essa distinção que surge no social e atinge o biológico aparece como um rito de instituição no qual o corpo, exposto a diversos tipos de tormentos, carrega consigo as marcas de todas as vivências e experiências daquele indivíduo. Assim como afirmou o inglês David Harvey ao citar Munn, “o espaço-tempo corporal serve como signo condensado do espaço-tempo mais amplo de que é parte”. Só se pode considerar significativamente o corpo dessa maneira quando ele é visto como aberto e poroso ao mundo” (MUNN, 1985, p. 14,17 apud HARVEY, 2004, p. 138). Já segundo Goffman (2008, p. 12) em seu livro Estigma: notas sobre a manipulação da identidade deteriorada:

As rotinas de relação social em ambientes estabelecidos nos permitem um relacionamento com “outras pessoas” previstas…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.