Cola Para Quem Tem Fome: Um Ensaio sobre as Potencialidades e Limitações da Sociologia da Fome

Publicado em 09/08/2010

Destacamos a passagem que se refere às teorias do familismo, patrimonialismo, etc. uma vez que se trata das mesmas correntes teóricas que tentam explicar a fome a partir de mecanismos formais, gerenciados de maneira consciente, visando atingir um objetivo específico, em outras palavras, toda a corrente teórica que segue a ferro e fogo a teoria da escolha racional. Essa perspectiva possui grandes potencialidades, porém, é limitada para análises de fenômenos culturais como a fome. Dando continuidade ao modelo que acreditamos ampliar o alcance teórico sobre a forma de reprodução da fome, Souza nos coloca ainda, ao citar Taylor, que:

Nossa identidade é em parte formada pelo reconhecimento ou pela ausência deste. [...] Não reconhecimento e falso reconhecimento podem infligir mal, podem ser uma forma de opressão, aprisionando alguém em uma forma de vida redutora, distorcida e falsa... Nessa perspectiva, não-reconhecimento não significa apenas ausência do devido respeito. Ele pode infligir feridas graves a alguém, atingindo as suas vítimas com uma mutiladora auto-imagem depreciativa. O reconhecimento devido não é apenas uma cortesia que devemos às pessoas. È uma necessidade humana vital (TAYLOR apud SOUZA, 2006b, p. 35).

A exemplo disso, podemos citar o caso bastante presente dentro de nossa sociedade. A População Economicamente Ativa (PEA) brasileira gira em torno de 97 milhões de indivíduos . As empregadas domésticas, por sua vez, representam pouco mais de 5% da PEA. Eram 6,5 milhões em 2006. Uma classe sabidamente da ralé brasileira. Se 5% da população economicamente ativa pertence às empregadas domésticas e se essa classe encontra-se como um grupo de risco sujeito à fome, isso não se deve a outra…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.