Cola Para Quem Tem Fome: Um Ensaio sobre as Potencialidades e Limitações da Sociologia da Fome

Publicado em 09/08/2010

2.2 A fome como instituição social
Estamos, na verdade, frente a um difundido mal-estar, a um estado de subnutrição permanente que passa a ser, por assim dizer, “assimilado” (fisiologicamente e culturalmente) como uma condição de vida normal (MONTENARI, 2003, p. 164).
Dizer que um segmento da atividade humana foi institucionalizado já é dizer que este segmento da atividade humana foi submetido ao controle social (BERGER; LUCKMANN, 2002, p. 80).

No decorrer deste capítulo, analisaremos ferramentas da sociologia contemporânea que permitem dar novos contornos à ideia que temos de fome, a iniciar por aquilo que compreendemos por instituição social. Compreender a fome como socialmente instituída é compreender sua forma de reprodução cristalizada no meio social, o que explica sua invisibilização apesar do horror proporcionado aos que dela sofrem. Assim como afirmou Durkheim (2002, p. 26) em relação às instituições sociais, “pode-se, com efeito, sem desnaturar o sentido desta expressão, chamar instituição a todas as crenças e a todos os modos de comportamento instituídos pela coletividade”. Se é institucionalizado pela cultura, enquadra-se enquanto um fato social, daí sua viabilidade pelo viés sociológico. A clássica afirmação de Durkheim, “o fato social generaliza-se por ser social, mas não é social porque se generaliza”, é esclarecedora no presente momento. Analisando a afirmação do autor francês, observamos que um…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.