Cola Para Quem Tem Fome: Um Ensaio sobre as Potencialidades e Limitações da Sociologia da Fome

Publicado em 09/08/2010

Não se pode [...] atribuir à superpopulação a existência da fome nos nossos dias, quando se sabe que não são os países mais densamente povoados os que passam mais fome. [...] Há fome no Brasil com uma densidade relativa de apenas 9 habitantes por km2 de superfície. Há ainda mais fome na Bolívia, com uma densidade ridícula de apenas 3 habitantes por km2, e não há, no entanto, fome na Bélgica e na Holanda, onde a densidade relativa atinge respectivamente 301 e 342 habitantes por km2 de superfície [...] Mesmo a China e a Índia, que sempre foram apresentados como países da fome, por excelência, possuem uma densidade de 70 e 145 habitantes por km2, portanto bem mais baixa do que a dos países europeus que não sofrem deste tipo de calamidade (CASTRO, 2003, p. 51).

Bem mais inclinado à perspectiva de Castro ao compreender a fome, Carneiro (2003, p. 34) nos explica também que o surgimento das teorias sobre as populações no século XIX já passaram por esse tipo de debate (o que nos obriga, no presente momento, a ter de combater velhos fantasmas com novos trajes). Segundo Carneiro, o debate no século XIX polarizou-se basicamente entre a teoria malthusiana e os escritos de Karl Marx. Como é de conhecimento comum, Thomas Malthus acreditava que, devido à capacidade de reprodução humana crescer em progressão geométrica e à capacidade de produção de alimentos crescer em progressão aritimética, inevitavelmente surgiriam períodos de fome devido à saturação geográfica de produção de alimentos. Ao passo que Marx,

Discordando com veemência de Malthus, apresenta uma teoria da população específica para o modo de…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.