INTERPRETAÇÃO CONSTITUCIONAL E A DIGNIDADE HUMANA

Publicado em 05/01/2017

a) não sendo evidente a inconstitucionalidade, havendo dúvida ou a possibilidade de razoavelmente se considerar a norma como válida, deve o órgão competente abster-se da declaração de inconstitucionalidade.

b) havendo alguma interpretação possível que permita afirmar-se a compatibilidade da norma com a Constituição, em meio a outras que carreavam para ela um juízo de invalidade, deve o intérprete optar pela interpretação legitimadora, mantendo o preceito em vigor.

Portanto, importante salientar que a anulação do ato somente deve se operar quando evidente a inconstitucionalidade e diante da inexistência de outras interpretações que o legitimem perante a Carta Magna, hipótese em que atuará a chamada “interpretação conforme a Constituição”, que alguns doutrinadores chegam a confundi-la com o princípio da presunção de constitucionalidade das leis e atos do Poder Público, mas que, como se demonstrará em seguida, constitui princípio autônomo em relação a este.

2.4.3 Princípio da interpretação conforme a Constituição

É um princípio que merece especial atenção na interpretação de normas infraconstitucionais, porém, a hermenêutica constitucional não está totalmente à margem da incidência desse princípio, uma vez que é necessária a interpretação da própria Constituição para a obtenção do sentido de seu mandamento, sentido este que deverá ser respeitado na interpretação da norma infraconstitucional em que se fará uso do princípio da…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.