INTERPRETAÇÃO CONSTITUCIONAL E A DIGNIDADE HUMANA

Publicado em 05/01/2017

Portanto, segundo Usera, em entendimento corroborado por Celso Bastos, a relativa indeterminação das normas constitucionais são reflexo de um consenso entre os constituintes, algo premeditado, para que o texto constitucional possa ser atualizado através dos tempos pelos seus intérpretes, sem a necessidade de alteração textual, o que J. J. Gomes Canotilho chama “mutação normativa informal”.

A densidade política do texto constitucional não importa em pressupor uma interpretação política da mesma. No Tribunal Constitucional (no caso brasileiro o Supremo Tribunal Federal) e também em cada interpretação que se faça da Constituição, há que se levar em conta os aspectos políticos da questão. Porém, o método da decisão deverá ser sempre judicial, ou seja, não se pode descurar do aspecto jurídico da questão da interpretação constitucional. Caso contrário, seria o mesmo que delegar ao Poder Judiciário a função de tomar as decisões políticas de interesse do país, tarefa que cabe aos demais poderes constituídos.

1.5 Métodos de interpretação jurídica

Os textos normativos podem ser interpretados sob diversos prismas, que podem ou não conduzir a um mesmo resultado. A doutrina clássica divide os métodos de interpretação em gramatical, histórico, sistemático e teleológico.

É evidente que todos esses métodos não podem ser aplicados de modo exclusivo ao interpretar-se…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.