INTERPRETAÇÃO CONSTITUCIONAL E A DIGNIDADE HUMANA

Publicado em 05/01/2017

João Baptista Herkenhoff nega enfaticamente a possibilidade de neutralidade do jurista e do juiz. Segundo ele, “a ética pede do juiz neutralidade em face das partes enquanto tais. Mas a ética não pede que o juiz seja neutro quanto a valores. Essa neutralidade é impossível”. Em outra obra, o mesmo autor afirma que o juiz “não é nem pode ser neutro em face de valores jurídicos”, concluindo que “os juízes que mais alardeiam uma suposta neutralidade ideológica são aqueles que, em nome dessa neutralidade, apegam-se à lei e à letra da lei, com toda sua estrutura de conservação, consagradora do antidireito” .

Luís Roberto Barroso corrobora o entendimento firmado por Herkenhoff, assinalando que “as doutrinas jurídicas dominantes normalmente deixam de lado o papel desempenhado pela ideologia, tanto a do legislador quanto a do intérprete da lei. Esse silêncio nada mais é do que um compromisso com o status quo”. E conclui Barroso: “conseqüentemente, é falsa a crença de que o direito seja um domínio politicamente neutro e cientificamente puro”.

Com essa passagem pretende-se expor que não há possibilidade de uma norma ser interpretada sempre da mesma forma pelos seus vários exegetas, uma vez que na fictícia hipótese de afastar dos elementos determinantes da exegese normativa os de caráter subjetivo, estar-se-ia transformando o ser…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.