INTERPRETAÇÃO CONSTITUCIONAL E A DIGNIDADE HUMANA

Publicado em 05/01/2017

Chega-se, então, à principal constatação desse trabalho, de que o princípio da dignidade da pessoa humana, por constituir um princípio fundamental em nosso sistema jurídico, incidirá em toda e qualquer interpretação jurídica, ou seja, ele será “o vetor interpretativo geral, pelo qual o intérprete deverá orientar-se em seu ofício”.

Isso porque, o constituinte deixou transparecer, pela adoção dos princípios fundamentais da República, no artigo 1º, que todos aqueles princípios lá elencados, dentre os quais encontra-se o princípio da dignidade da pessoa humana, constituem normas embasadoras e informativas de toda a ordem constitucional, cuja observância e respeito é obrigatória.

Portanto, cabe ao intérprete demonstrar explicitamente a adequação de suas opções tendo em vista o princípio constitucional especificamente pertinente à hipótese, como também deve demonstrar que tal opção não guarda contradições com o princípio da dignidade da pessoa humana, a que toda a ordem jurídica afinal se reporta e cuja eficácia é simétrica, como se explicitou.

Dessa forma, pode-se dizer, à guisa de conclusão, que é uma decorrência lógica do sistema constitucional pátrio que através da interpretação constitucional se comine ao princípio da dignidade da pessoa humana, em todas as suas manifestações, uma eficácia simétrica ou positiva, bem como se utilize tal princípio como norma embasadora de qualquer processo de exegese normativa,…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.