INTERPRETAÇÃO CONSTITUCIONAL E A DIGNIDADE HUMANA

Publicado em 05/01/2017

“cuidando-se a dignidade (...) do que se poderia chamar de ‘coração do patrimônio jurídico-moral da pessoa humana’, é imprescindível que se outorgue ao princípio fundamental da dignidade da pessoa humana, em todas as suas manifestações e aplicações,a máxima eficácia e efetividade possível, em suma, que se guarde e proteja com todo o zelo e carinho este coração de toda sorte de moléstias e agressões, evitando ao máximo o recurso a cirurgias invasivas, e quando essas se fizerem inadiáveis, que tenham por escopo viabilizar que este coração (ético-jurídico) efetivamente esteja (ou, pelo menos, que venha a estar) a bater para todas as pessoas com a mesma intensidade”.

Dessa forma, fica assente a necessidade da cominação de uma eficácia simétrica dos dispositivos constitucionais que consagram, em maior ou menor medida, o princípio da dignidade da pessoa humana.

Garantindo-se a tal princípio a modalidade mais completa de eficácia, capaz de assegurar a produção de todos os efeitos desejados pela norma, garante-se, por conseqüência, sua efetividade, que dependerá unicamente, então, da boa vontade dos aplicadores e concretizadores da Constituição, já que inexistirão, pela cominação de eficácia simétrica, obstáculos de ordem teórica na tarefa de concretização da dignidade humana.

Essa concretização do programa normativo do princípio da dignidade da pessoa humana incumbe, portanto, a todos os órgãos estatais, especialmente ao Poder Judiciário, encarregado…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.