INTERPRETAÇÃO CONSTITUCIONAL E A DIGNIDADE HUMANA

Publicado em 05/01/2017

E para a boa fundamentação do pedido ou da decisão judicial efetivadora do comando normativo constitucional, necessário um conhecimento avançado acerca da interpretação da Constituição, seus princípios fundamentais (de ordem material e interpretativos) e também sobre a eficácia dos mesmos.

E não é por outra razão que J. J. Gomes Canotilho proclama que:

“a concretização normativa deve considerar e trabalhar com dois tipos de elementos de concretização: um formado pelos elementos resultantes da interpretação do texto da norma ( = elemento literal da doutrina clássica); outro, o elemento de concretização resultante da investigação do referente normativo (domínio ou região normativa)”.

Esclarecendo que o que o mestre de Coimbra chama de “referente normativo” ou “domínio normativo” nada mais é do que uma interpretação que leve em consideração todos os métodos interpretativos (literal, histórico, sistemático e teleológico), aplicados conjuntamente na tarefa hermenêutica, somado ao que Canotilho chama de “pedaço de realidade social”, que cumpre a função de base para a cominação do nível de eficácia que a norma constitucional encerra, posto que, sem esse dado fático, a postulação ou a decisão seriam impossíveis de realização prática, pois em muitos casos a norma constitucional é de fato irrealizável na maioria de seus efeitos, em…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.