INTERPRETAÇÃO CONSTITUCIONAL E A DIGNIDADE HUMANA

Publicado em 05/01/2017

Destarte, dois importantes questionamentos hão se surgir com relação ao princípio da dignidade da pessoa humana: que nível de eficácia cominar-se a tal princípio e qual a sua influência no processo de interpretação constitucional. Para a completa elucidação de tais pontos, necessária uma análise, ainda, sobre a eficácia das normas-regras e das normas-princípios constitucionais.

3.2.2 Eficácia das normas-regra constitucionais

Como ficou salientado no capítulo anterior, as disposições constitucionais podem ser distintas em duas: as regras e os princípios. Tal diferenciação não é explícita, mas decorre da própria sistematização do Texto Supremo. Assim, as regras são aquelas normas que se limitam a regular um aspecto restrito da matéria constitucional, operando efeitos, portanto, tão somente em relação a essas situações, perfeitamente identificáveis pelo intérprete.

Os princípios, ao revés, por possuírem um grau de abstração relativamente grande, não operam efeitos unicamente sobre situações jurídicas determinadas, mas a uma enorme gama delas, umas em maior grau, outras de modo quase imperceptível.

Isso posto, decorre a conclusão lógica de que as normas-regras constitucionais somente admitem a modalidade positiva ou simétrica de eficácia, ou seja, na medida em que o efeito pretendido pela norma esteja de logo identificado, é natural a imputação da eficácia positiva à norma, sob pena de esvaziar-se por completo o conteúdo normativo da regra. Exemplo disso são…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.